Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Multas de trânsito poderão ser parceladas no cartão

Resolução do Contran permite pagamento com cartão de débito ou crédito, mas há possibilidade de cobrança de juros das financeiras.

Publicado por Lucas Domingues
há 7 anos

Foi publicada nesta quarta-feira (18), no Diário Oficial da União, a Resolução nº 697, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que altera a Resolução CONTRAN nº 619, de 2016, que proibia o parcelamento das multas de trânsito.

Com a medida, os órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) estão autorizados a arrecadar multas e demais débitos relativos ao veículo por meio de cartões de débito ou crédito, disponibilizando aos infratores ou proprietários de veículos, alternativas para quitar seus débitos à vista ou em parcelas mensais. Anteriormente, somente as multas aplicadas em veículos registrados no exterior poderiam ser arrecadadas com cartões de débito ou crédito.

O parcelamento será realizado por meio de cartão de crédito, gerando o compromisso financeiro entre o titular do cartão e a Administradora do Cartão de Crédito. A ideia é reduzir a inadimplência relativa ao pagamento das multas de trânsito e demais débitos relativos ao veículo junto aos diversos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Trânsito:

Com o parcelamento por meio do cartão de crédito, as empresas que operam como adquirentes ou subadquirentes de cartões de crédito deverão realizar a quitação das multas à vista junto ao órgão de trânsito, assumindo o risco da operação junto ao titular do cartão.

Art. 2º O art. 23 da Resolução CONTRAN nº 619, de 6 de setembro de 2016, que passa a vigorar com a seguinte redação:
"Art. 23. ... (...) § 3º O recebimento de multas pela rede arrecadadora será feito exclusivamente à vista e de forma integral, podendo ser realizado parcelamento, por meio de cartão de crédito, por conta e risco de instituições integrantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB)."

No panorama atual, caberá a cada órgão de trânsito implementar a medida.

Referências

http://www.cidades.gov.br/ultimas-noticias/5364-multas-de-trânsito-poderao-ser-pagas-com-cartao-de-d...

https://g1.globo.com/carros/noticia/multas-de-trânsito-poderao-ser-parceladas-no-cartao-de-credito.g...

  • Sobre o autorAdvogado e Diretor de Divisão de Assuntos Jurídicos da Câmara de Sorocaba
  • Publicações51
  • Seguidores527
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1083
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/multas-de-transito-poderao-ser-parceladas-no-cartao/510947138

Informações relacionadas

Posocco Advogados Associados, Advogado
Notíciashá 2 anos

Banco deve indenizar vítima de estelionato e outras fraudes

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O negócio é faturar.....
Vamos faturar!
Li uma reportagem que em PE o Estado arrecadou 27 milhões em multas!
Eis o link
http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/jc-trânsito/noticia/2017/10/18/multas-de-trânsito-poderao-ser-pagas-com-cartoes-de-creditoedebito-312089.php continuar lendo

este país é uma vergonha. Estão fazendo um mercadão para arrecadar até de quem está em dia com o veículo e CNH. Amigos estão ingressando com ações contra PMSC que está abusando. Provas com gravações em videos de várias pessoas prejudicadas. Agora é atacar o Governo do Estado e começar a pedir indenizações. Vão sentir no bolso e quem sabe punir quem está abusando. continuar lendo

Enquanto administradores públicos não sofrerem punições que afetem diretamente seus patrimônios pessoais e suas carreiras por causa de atos que cometam fora do real interesse público administrativo, a sociedade brasileira continuará arcando com os prejuízos por eles provocados aos administrados. Precisamos de legisladores melhores e mais sérios. O resto é mera enganação e como está é, sem dúvida, um incentivo ao agente do Estado administrar por interesse pessoal e não público. Vejam o que os generais insubordinados fizeram e as indenizações que provocaram com seus combates aos “comunistas” e aos “subversivos” e ainda aproveitem para observar o que a Justiça Brasileira, o Senado Federal e a Câmara dos Deputados estão fazendo em nome de combater a corrupção prendendo acusados e liberando flagrados em delito. Depois, quando os prejudicados começarem suas reivindicações por danos morais e patrimoniais, esses juízes convictos sem provas, esses senadores e deputados corporativistas, baseados em Leis que lhes facultam legitimar o direito do político agir como bandido, nada pagarão e o Estado (povo) é quem vai segurar novas e merecidas indenizações. Não obstante a situação do Estado de Direito do Brasil esteja numa verdadeira UTI, ainda bem que ainda existe uma solução para esse caos. Infelizmente não seja muito agradável, mas para salvar o corpo a amputação de, pelo menos um Órgão, revela-se urgentemente necessária. Antes perneta ou maneta que escravo do imperialismo sugador que corrompe juízes, políticos e outros agentes do Estado. continuar lendo

É a ratificação de que o Estado usa o trânsito com o intuito puramente arrecadatório, não há policiais, estradas, fiscalização, sequer punição para criminosos e assassinos, há pagamentos de IPVA, pedágios, combustível, vistorias, e toda a sorte de cobranças para achacar o cidadão honesto.
A panela de pressão está no fogo, vamos ver até quando o povo aguenta !!! continuar lendo

A ganância arrecadadora do Estado é cada vez mais voraz! Nada de benefício para o sofrido contribuinte, pois, além de pagar altos valores de multas de trânsito, certamente arcará com os juros do parcelamento, enquanto o Estado receberá os créditos à vista. Nesse diapasão, sofremos, trafegando em rodovias de péssima qualidade e suportamos cargas tributárias astronômicas. Paradoxalmente, quanto maior é arrecadação, piores são os serviços prestados! Parabéns, Brasil! continuar lendo